- novembro 20, 2023
- Posted by: Samotracia
- Category: Samotracia
Uma vez constatado que a água de chuva está sendo desviada para a rede de esgoto, a devida adequação do sistema deve ser feita o quanto antes. Na prática, isso envolve redirecionar o fluxo de água para uma rede de drenagem pluvial ou soluções de infiltração no próprio terreno, como, por exemplo, jardins de chuva ou poços de infiltração. Para isso, busque orientação de um especialista para o projeto e execução das obras necessárias, tanto para a regularização da sua residência quanto para evitar transtornos para você e os seus vizinhos.
Entre os prejuízos, risco de inundação da própria residência, problemas estruturais devido à umidade excessiva, e possíveis penalidades legais por não cumprir com as normas de saneamento. Além disso tudo, pode haver um impacto financeiro pelo aumento de custos no tratamento de esgoto, refletindo em tarifas mais altas.
Como saber se a água da chuva vai direto para a rede de esgoto?
Para verificar o direcionamento da água da chuva em uma construção antiga, é necessário inspecionar o sistema de drenagem. Para isso, observe as calhas, condutores e as saídas de água. Em condições secas, um teste com água pode ser realizado para ver por onde a água escoa. Se necessário, consulte um profissional de engenharia civil ou de saneamento para uma avaliação técnica detalhada.
Saneamento eficiente se faz com a participação de todos.