O Centro de Controle Operacional (CCO) é uma instalação de monitoramento em tempo real de última geração, especialmente concebido para identificar e atuar remotamente sobre qualquer sistema da concessionária, garantindo altos padrões de eficiência e qualidade do serviço de gestão e atendimento ao cliente; além de ser um dos caminhos mais promissores para a sustentabilidade
Para muito além do que uma sala com monitores de TVs, o CCO é um hub de informações vitais, onde as operações diárias de ampliação, operação e monitoramento são observadas em tempo real, permitindo que a empresa atue com muito mais agilidade em sua tomada de decisões. No coração desta operação está o uso inovador de tecnologia de georreferenciamento, que, à medida que é atualizada, eleva o controle operacional a um nível completamente novo.
“Nessa nova fase de modernização dos nossos sistemas e controles, imagine a possibilidade de acessar, em tempo real, dados específicos sobre as redes de água e esgoto, como o diâmetro, profundidade, tipo de material utilizado, e uma infinidade de outras informações. Com apenas alguns cliques e com todos os dados prévios, nossos operadores podem localizar o ponto de intervenção necessária, determinando o tamanho exato do problema e, assim, agindo com a máxima eficácia”, enumera o gerente-regional da Samotracia, Wagner Melillo.
Entre as diversas funcionalidades do CCO, o sistema também possibilita aos técnicos o gerenciamento, controle, atendimento, o desempenho das equipes durante serviços externos, maior agilidade no restabelecimento do fornecimento de água devido a problemas operacionais programados, ou não, maior controle das perdas do sistema, melhor assertividade na abertura de valas, menos interferência de terceiros nas redes de água e esgoto e maior agilidade na tomada de decisões, permitido assim eventuais correções no menor tempo possível pela concessionária.
De acordo com Melillo, a abordagem não apenas melhora a agilidade e o controle das operações, mas também promove a economia de recursos e a redução de perdas. Isso, em última análise, se traduz em um serviço de qualidade superior para os clientes e reforça o compromisso da concessionária com a sustentabilidade; e estes são apenas os primeiros passos na jornada de transformação digital da empresa. “Com esses avanços, a Samotracia se estabelece firmemente entre as empresas inovadoras no campo do saneamento básico no Brasil. Este é um caminho para trabalhar o saneamento básico no país, demonstrando que a determinação e o uso inteligente da tecnologia é, sem dúvida, um dos caminhos mais promissores para a sustentabilidade”, finaliza Wagner Melillo.